Resumo
Significado da “rel”
Segundo o W3 Schools, o atributo rel especifica a relação entre o documento atual e o documento/recurso vinculado ou “linkado”. O atributo “rel” é uma abreviação de “relationship”, ou “relação” em português e serve basicamente para informar a relação entre uma URL e uma página, ou para ser mais claro a relação que o seu site tem com os demais sites que são linkados a partir de você.
A estrutura padrão para a construção de um link <a>
utlizando rel=""
é a seguinte:
<a rel="relacao" href="https://matheusbavaresco.com.br"></a>
Uso correto a nível de SEO
Nem todas as rel’s possuem algum uso ou afetam diretamente o SEO. Porém podemos destacar apenas 1 relação tendo peso efetivo sobre o SEO e construção de uma estrutura de links otimizada, sendo ela a rel="nofollow"
.
Autoridade e Link Juice
Antes de tudo, de uma olhada na imagem abaixo, dessa forma podemos representar, de forma ilustrativa, a autoridade como o balde no topo que está com o valor 100%. O link juice é a ramificação da autoridade entre os baldes abaixo. Ainda para exemplificação trate o balde do topo como o site que a ponta e os baldes abaixo os sites ou páginas apontadas.
No primeiro caso temos uma página que aponta 2 links dofollow e 1 link nofollow, veja como a autoridade é espalhada na forma 50% – 50% – 0%, ou seja, os dois primeiros baldes receberam um link juice de 50% cada e o terceiro site não recebeu nada, pois o link possuía a rel nofollow.
No segundo caso vemos que o link juice foi espalhado de forma igual à cada balde, pois ambos os links não possuíam a rel nofollow, sendo dessa forma “contabilizados” pelo buscador.
Dessa forma é possível também deduzir que o Link Juice não é finito, quanto mais baldes estiver abaixo menor será a % de link juice, ou seja, menor será a autoridade espalhada. Isso é algo básico para quem trabalha com Link Building, PBN’s, Tiers e busca utilizar o máximo da autoridade de suas redes sem sofrer penalizações. Mas isto é papo para outro post.
1. Tudo sobre a rel=”nofollow”?
Em definição o uso da rel nofollow basicamente diz aos buscadores para que não sigam links desta origem, que não sigam links desta página ou mesmo um link específico. Sendo assim o link com a rel nofollow não transmite autoridade ao destinatário do link. Por exemplo:
<a href="https://youtube.com" rel="nofollow">Clique aqui</a>
O exemplo acima informa a rel=”nofollow”, ou seja, a página do youtube está recebendo de mim um link sem autoridade, que não passará link juice, pois está informando ao buscador exatamente isso em uma simples tag rel.
Sobre a meta tag nofollow
É possível também ver a tag nofollow aplicada a nível de página utilizando uma estrutura do tipo:
<meta name="robots" content="nofollow"/>
A tag acima é colocada dentro de <head>
uma página e informa à ela que todos os links dessa página não devem ser seguidos, o contrário ficaria:
<meta name="robots" content="follow"/>
2. Links externos com a rel=”external”
O uso da rel external não possui peso algum em SEO, não de forma direta. Basicamente essa referência diz que o documento/site ou página apontado não pertence ao site de origem, que é um documento “externo”. É interessante utilizar juntamente a rel external o atributo target="_blank"
, pois este atributo faz com que a página seja aberta em uma outra aba, é muito útil para fatores de visualização/utilização de um site. A estrutura fica assim:
<a rel="external" target="_blank" href="https://matheusbavaresco.com.br">Meu site</a>
3. Segurança com a rel=”noreferrer”
O uso da rel noreferrer também não possui peso algum em SEO, não de forma direta. Esta relação não informa a origem do link (referral link) dessa forma o link não contabiliza um acesso de referência, que popularmente é visualizado no painel do Google Analytics para contabilizar os acessos de seu site à sites externos.
Então caso você queira linkar para algum site, mas não quer que o proprietário do site contabilize os acessos via referral, esta relação é muito útil.
4. Ainda mais segurança e performance com a rel=”noopener”
A noopener também não possui peso em SEO, esta relação está no mesmo grupo que a rel noreferrer sendo possível usá-las juntas. Esta relação basicamente inabilita o uso do código JavaScript window.opener.location = newURL
. Este recurso pode consumir demasiados recursos do seu site. Felizmente, os navegadores mais atualizados não permitem por padrão o uso do window.opener
porém pode ocorrer em versões antigas ou desatualizadas.
Dessa forma também há um mínimo ganho de performance caso o link seja aberto em um target="_blank"
pois pode carregar consigo algum tipo de código JavaScript pesado. É comum profissionais utilizarem a seguinte estrutura para links externos, utilizando o atributo _blank
e as relações noopener e noreferrer:
<a rel="noopener noreferrer" target="_blank" href="https://youtube.com.br">Youtube</a>
Acredito que eu tenha me feito claro nas explicações acima. Espero que gostem do meu conteúdo, estarei atualizando sempre com novidades que descubro no meu dia a dia de trabalho. Compartilhe e comente abaixo!